A Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) participa na XII Conferência Científica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), que decorre de 19 a 22 de Setembro. O evento bienal, que conta com mais de 600 participantes, foca-se na “Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas”.
Publicado em 22/09/2023
XII Conferência Científica da UEM: BIOFUND destaca o seu engajamento no financiamento à Investigação para a Conservação da Biodiversidade em Moçambique
A sessão de abertura foi marcada pela presença do Ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para além de outros dignatários, como o Embaixador de Portugal, representante da Embaixada da Rússia, entre outros. Esta sessão foi dirigida sob o tema “Variabilidade climática e suas mudanças: passado, presente e futuro”, apresentado pelo Professor Doutor Tércio Ambrizzi, da Universidade de São Paulo – Brasil, que ressaltou a temática das Mudanças Climáticas como uma prioridade para o Moçambique, visto que o país é afectado ciclicamente pelos ciclones.
Durante o evento, a BIOFUND apresentou uma amostra da exposição sobre a rica biodiversidade terrestre, marinha e aquática de Moçambique, destacando a importância da pesquisa nesse campo crucial para o equilíbrio ecológico e sustentabilidade no país. A exposição foi um convite ao público para explorar a notável diversidade de espécies e ecossistemas existentes no país.
Além da exposição, a BIOFUND realizou uma apresentação focada nos mecanismos de financiamento à investigação, ressaltando o papel crucial da Fundação no apoio à capacitação institucional para a pesquisa científica em Moçambique, feita através dos Programas de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), Contrabalanços de Biodiversidade, PROMOVE Biodiversidade e o Programa de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Comunitário na Área de Conservação de Chimanimani (CBDC).
A apresentação destacou também envolvimento dos jovens na actividade de investigação, bem como a contribuição da BIOFUND no estabelecimento do quadro legal para a implementação dos Contrabalanços de Biodiversidade e apoio à Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) no desenho da Estratégia Nacional de Pesquisas que vai orientar a actividade de investigação no país.
A participação activa da BIOFUND no evento sublinha o compromisso da Fundação com o avanço da ciência e da conservação ambiental em Moçambique. Saiba mais sobre a conferência científica aqui.