A Unidade Técnico-Científica (UTC) de Apoio aos Contrabalanços de Biodiversidade beneficia-se de uma capacitação sobre métricas para medir perdas e ganhos de biodiversidade (espécies e ecossistemas). O evento teve lugar no dia 17 de Abril de forma presencial em Maputo, e contou com a participação de 25 pessoas, dentre eles membros provenientes de diferentes instituições que compõem a UTC, técnicos da Repartição de Avaliação e Acompanhamento dos Contrabalanços de Biodiversidade (RAACB) da Direcção Nacional do Ambiente (DINAB) e formadores.
Publicado em 25/04/2025
Unidade Técnico-Científica (UTC) capacitada em métricas para medir perdas e ganhos de biodiversidade (espécies e ecossistemas) em Moçambique
A capacitação foi promovida pelo Programa COMBO+, uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP), Wildlife Conservation Society (WCS-Moçambique) e a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e, baseada no recém desenvolvido “Guião de Orientação para o desenvolvimento de métricas adequadas para utilização nos cálculos de perdas e ganhos de ecossistemas e/ou espécies”, pela equipa internacional do Programa COMBO+, tendo como caso de estudo, a recém desenvolvida “Métrica de Ecossistemas de Ervas Marinhas”.
A UTC é um grupo multissectorial (composta por representantes de instituições governamentais, sector privado, academia e organizações da sociedade civil) tem como missão apoiar estrategicamente a Autoridade de Avaliação de Impacto Ambiental na concepção, avaliação e monitoria dos Planos de Gestão de Contrabalanços da Biodiversidade (PGCB).
O Programa COMBO+ é actualmente financiado pela Agence Française de Developpement (AFD) e pelo Fonds Français pour l’Environnement Mondial (FFEM). Em Moçambique, o COMBO+ é também actualmente financiado pelo Governo da Suécia através do Programa de Conservação da Biodiversidade.