Publicado em 18/07/2024


Treinamento sobre SAS, Género, VBG, EAS/AS Fortalece Capacidades no Âmbito do Projecto MozNorte

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) em coordenação com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), realizou um treinamento sobre Salvaguardas Ambientais e Sociais (SAS), Género, Violência Baseada no Género (VBG), Exploração e Abuso Sexual (EAS) e Assédio Sexual (AS) nos dias 9 e 10 de Julho no distrito de Angoche, província de Nampula. A formação é parte das actividades do Projecto de Resiliência Rural do Norte de Moçambique (MozNorte), um esforço conjunto do Governo de Moçambique e do Banco Mundial.

O treinamento foi dirigido a 35 beneficiários de diversas organizações, incluindo a ANAC, a Área de Proteção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS), a BIOFUND, o WWF, representantes de instituições prestadoras de serviços formais de VBG/EAS/AS,  instituições governamentais e organizações parceiras. O objectivo principal foi fortalecer as capacidades do provedor de serviços do projecto a nível da APAIPS (WWF) e das partes interessadas na implementação das melhores práticas ambientais e sociais, com especial atenção às questões de género e VBG/EAS/AS. A iniciativa visa a mitigação e resposta eficaz aos riscos de VBG e EAS/AS, promovendo a conscientização e preparação dos beneficiários do projecto e parceiros da APAIPS sobre os protocolos e mecanismos de atendimento às vítimas de violência.

Conduzido de forma presencial, o treinamento adotou uma abordagem participativa que combinou apresentações teóricas com discussões práticas, dinâmicas e exercícios de reflexão. A abordagem incluiu a construção conjunta dos conceitos de género, desigualdades, equidade e igualdade, reconhecendo a necessidade de um trabalho contínuo de desconstrução e reinterpretação destas questões.

Com este treinamento, espera-se que os participantes estejam mais capacitados para assegurar as boas práticas ambientais e sociais, bem como na gestão de questões de género e VBG/EAS/AS. Além disso, o evento proporcionou uma oportunidade para o estabelecimento de sinergias e colaboração entre as diferentes partes interessadas.

Esta iniciativa sublinha o compromisso contínuo da BIOFUND e das instituições parceiras em promover a resiliência comunitária, a igualdade de género e a gestão sustentável dos recursos naturais no norte de Moçambique.