Publicado em 10/08/2023


Reconhecidos Guardiões da Biodiversidade em Moçambique no Dia Internacional do Fiscal de Florestas e Fauna Bravia

No Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto, em Inhambane, celebrou-se a cerimônia central do Dia Internacional do Fiscal de Florestas e Fauna Bravia, onde para além dos fiscais premiados da AQUA,  cinco fiscais de diferentes Áreas de Conservação em Moçambique foram distinguidos pelo seu trabalho exímio na proteção da biodiversidade, no âmbito do Fundo de Apoio aos Fiscais.

Na presença da Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, e de mais de 300 participantes, a cerimónia teve como objectivo valorizar, motivar e reconhecer a dedicação dos fiscais tanto em Áreas de Conservação públicas como privadas. A Ministra Maibaze, no seu discurso, sublinhou a vitalidade da preservação da biodiversidade e exaltou a crucial participação dos fiscais na salvaguarda dos recursos naturais. Adicionalmente, enfatizou a relevância da colaboração das comunidades locais neste processo.

Nélia Vilankulos, fiscal do Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto, mencionou os esforços conjuntos do governo e seus parceiros na melhoria da capacidade de resposta, nomeadamente através do incremento das patrulhas e das distâncias abrangidas.

A celebração marca a terceira premiação desde o estabelecimento do Fundo de Apoio aos Fiscais das Áreas de Conservação em 2020, instaurado como um mecanismo contínuo de reconhecimento do esforço dos fiscais em Moçambique. A Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), juntamente com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), tem sido protagonista na promoção deste reconhecimento, providenciando recursos essenciais para a acção destes fiscais. Saiba mais sobre o Fundo de Apoio aos Fiscais aqui!