Publicado em 05/06/2024


PROMOVE Biodiversidade: APAIPS Inaugura Novos Escritórios e Fortalece Conservação da Biodiversidade

Decorreu a 30 de Maio, em Angoche, província de Nampula, a cerimónia de inauguração das instalações da Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas. Uma infra-estrutura construída com apoio da Blue Action Fund (BAF) e do Programa PROMOVE Biodiversidade, financiado pela União Europeia e coordenado pela Fundação para a Conservação da Biodiversidade- BIOFUND, a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), e o consórcio WWF-AENA-Kulima como parceiro de implementação.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de Sua Excia a Ministra da Terra e Ambiente, que destacou a importância da nova infra-estrutura, recomendando que sirva como um centro de inovação exemplar com medidas eficazes para a conservação ambiental. “A infra estrutura que acabamos de inaugurar, coloca a APAIPS como a primeira Área de Protecção Ambiental com instalações próprias, proporcionando condições dignas aos funcionários e melhorando a prestação de serviços ao cidadão,” destacou a Ministra.

Avaliada em pouco mais de 6 milhões de meticais, a nova infra-estrutura inclui o Gabinete do Administrador, Gabinete Técnico, Sala de Reuniões, Secretaria, sanitários e outros compartimentos que dinamizarão as atividades de gestão da Área de Conservação.

A APAIPS abrange cerca de um milhão de hectares, ricos em recifes de corais, mangais e a floresta endémica de Icuria dunensis. Foi a primeira Área de Protecção Ambiental oficialmente criada em Moçambique pelo Decreto nº 42/2012 de 12 de Dezembro, com o objectivo de proteger a extensa “cordilheira de recifes” que, em certos locais, aflora à superfície.

Esta inauguração representa um avanço significativo na implementação do Programa PROMOVE Biodiversidade, reforçando a infra-estrutura e as capacidades necessárias para proteger um dos ecossistemas mais valiosos do país.