Contexto
A Conferência da Biodiversidade Marinha (CBM), liderada pela BIOFUND como parte de um compromisso no âmbito do projecto Futuro Azul, liderado pela Wildlife Conservation Society (WCS) e financiado pelo Blue Action Fund (BAF), é um evento inspirado em modelos anteriores de conferências e exposições sobre a biodiversidade da BIOFUND. A CBM realiza-se numa base anual, tendo iniciado em 2023.
Esta Conferência estabelece uma plataforma de sinergias e de experiências sobre a conservação da biodiversidade costeira e marinha, onde o governo, sociedade civil, comunidades locais, academia e o sector privado, podem debater e trocar experiências sobre a expansão e gestão de áreas de conservação marinhas, gestão baseada nos ecossistemas marinhos e o contributo da ciência, arte e cultura para a valorização da biodiversidade costeira e marinha do nosso país.
Objectivos
A Conferência da Biodiversidade Marinha tem como principal objectivo criar sinergias com diversas acções de conservação marinha e costeira no país, partilha de conhecimento das comunidades locais e outros actores-chave, e inspiração para os jovens moçambicanos. Estas acções são realizadas com os seguintes objectivos específicos:
Divulgar, discutir e trocar experiências sobre adaptação baseada em ecossistemas
Promover a troca de conhecimento técnico-científico e experiências sobre conservação marinha e áreas de conservação marinha em Moçambique
Divulgar a importância da biodiversidade costeira e marinha.
Sobre a 1º Edição da Conferência da Biodiversidade Marinha: 27 de Julho de 2023
A 1ª Edição da CBM decorreu entre os dias 27 de Julho a 2 de Agosto de 2023 no Museu do Mar na Cidade de Maputo. Foram abarcadas 3 áreas temáticas nomeadamente a (i.) expansão e gestão de áreas de conservação marinhas, (ii.) gestão baseada nos ecossistemas marinhos e o(iii.) contributo da ciência, arte e cultura para a valorização da biodiversidade costeira e marinha do nosso país. Participaram do evento mais de 30 facilitadores e oradores e mais de 400 pessoas de várias faixas etárias e sectores envolvidos na conservação da biodiversidade costeira e marinha em Moçambique forma presencial. Dos vários consensos entre os conferencistas, destacou-se a relevância de manter-se esta plataforma, numa época em que o desenvolvimento económico muitas vezes causa impactos irreversíveis na biodiversidade e como nação, devemos activamente contribuir para alcançar as metas nacionais de conservação da biodiversidade.
Exposição e Actividades de Educação Ambiental: 19 a 23 de Junho de 2024
Entre os dias 19 a 23 de Junho de 2024 a Conferência da Biodiversidade Marinha expôs diversos materiais sobre a biodiversidade marinha compostas por painéis informativos sobre habitats e espécies marinhas, fotografias, experiência 3D do ambiente marinho, resumos científicos e oficinas de reciclagem tendo alcançado 726 visitantes provenientes da Província de Nampula, com destaque para 4 Distritos costeiros, especialmente a cidade de Nacala-Porto. Destes visitantes, 548 são jovens estudantes de 20 escolas, dos quais 271 jovens de 9 escolas públicas dos distritos de Nacala-Porto, Ilha de Moçambique, Memba e Mossuril beneficiaram de oficinas de reciclagem e sessões de sensibilização ambiental sobre o papel individual e colectivo na conservação dos recursos marinhos e costeiros entre outros aspectos importantes.
2ª Edição da Conferência da Biodiversidade Marinha: 17 a 23 de Junho de 2024
Apos a realização da 1ª edição da CBM na cidade de Maputo, a cidade de Nacala-Porto acolheu a 2ª edição deste evento emblemático, nos dias 17 a 23 de Junho de 2024. A escolha desta área costeira, deu-se pela grande relevância para a biodiversidade e concentração de projectos relacionados com as temáticas da conferência. O evento criou espaço para apresentação e debate de resultados de trabalhos científicos actuais no campo de conservação costeira e marinha, troca de experiências sobre a Adaptação Baseada em Ecossistemas, Áreas e Conservação Marinha, Biodiversidade Marinha e Costeira e Educação Ambiental.
O evento contou com 793 participações presenciais e o diferencial de participação online de 6000 pessoas provenientes de diferentes províncias de Moçambique e participantes internacionais, com destaque para Estados Unidos da América, Alemanha, Panamá, Quénia e outros. Para mais detalhes sobre o evento, na sessão de Documentos Relevantes, consta o link de acesso ao relatório a 2ª edição deste evento.
Destaques da Conferência da Biodiversidade Marinha 2023 – 2024
A Conferência da Biodiversidade Marinha tem como principal objectivo criar sinergias com diversas acções de conservação marinha e costeira no país, partilha de conhecimento das comunidades locais e outros actores-chave, e inspiração para os jovens moçambicanos. Estas acções são realizadas com os seguintes objectivos específicos:
3
Temáticas
Adaptação baseada em ecossistemas
Áreas de Conservação Marinha
Biodiversidade costeira e marinha
+102
Painelistas
Nas duas edições da conferência
20
Trabalhos científicos
12 Apresentações orais
8 Posters
+7263
Participantes
1263 participantes presenciais nas duas edições
+ 6000 participantes online na 2ª Edição
24
Financiadores
5 financiadores na 1ª edição
17 financiadores na 2ª edição
+25
Escolas
Escolas Abrangidas pelas actividades de educação ambiental e exposição nas duas edições
+2.5
Parceiros
Apoiaram o evento nas 2 edições