Publicado em 29/10/2024


Projecto de Infraestruturas em Pomene beneficia a Preservação Ambiental

Na 2ª quinzena de Outubro de 2024, a Reserva Nacional de Pomene (RNP) testemunhou um marco significativo no esforço de conservação e desenvolvimento local. Em cerimónia oficial, foram consignadas as obras de construção de um armazém e reabilitação da residência do administrador da reserva. Este evento, presidido pelo Director dos Serviços Distritais de Planificação e Infraestruturas (SDPI) de Massinga, Maçada Augusto, em representação do Governo do Distrito, assinalou o arranque de um projecto essencial para a sustentabilidade ambiental. Estiveram presentes representantes da Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), do SDPI, da RNP e da Construtora CCL Construções, num total de 11 participantes.

O projecto de infraestruturas, de cerca de 7,8 milhões de meticais, financiado pelo Programa de Conservação da Biodiversidade, conta com o apoio da Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional (SIDA) e coordenação da BIOFUND em sintonia com a ANAC. Previsto para durar quatro meses, o plano visa melhorar as infraestruturas da reserva, fortalecendo a sua gestão e contribuindo para a conservação da biodiversidade local.

A empresa CCL Construções comprometeu-se em contratar trabalhadores locais, sempre que possível, assegurando que as comunidades que habitam a área sejam activamente envolvidas e beneficiem das intervenções na reserva.

Durante a cerimónia, destacou-se a observância rigorosa de salvaguardas ambientais e sociais, tendo em conta a sensibilidade da área protegida. A CCL Construções implementará acções de formação para a sua equipa sobre igualdade de género, violência baseada no género, assédio e exploração sexual, numa colaboração estreita com a ANAC e a BIOFUND. Adicionalmente, foram realçadas as medidas de rigor em segurança e higiene no trabalho, fundamentais numa área sem postos de saúde próximos.

O evento culimou com uma cerimónia tradicional, onde as quatro comunidades locais realizaram rituais para abençoar e proteger o projecto, respeitando profundamente as tradições e a cultura regional. Este acto simbólico sublinha a união entre a modernização e o respeito pela herança cultural, impulsionando o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades de Pomene.

Este projecto representa um passo audaciosos e inspirador para a conservação, demonstrando que é possível aliar o progresso à protecção ambiental.