Com um financiamento da AFD/FFEM de 4,2 milhões de euros, o projecto Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Comunitário (CBDC) está a transformar positivamente a zona tampão do Parque Nacional de Chimanimani (PNC). A iniciativa alia conservação ambiental a desenvolvimento socioeconómico, promovendo a gestão sustentável dos recursos naturais e beneficiando tanto a biodiversidade como a qualidade de vida das comunidades locais.
Publicado em 28/11/2024
Projecto CBDC Impulsiona Conservação e Desenvolvimento Sustentável na Zona Tampão do Parque Nacional de Chimanimani
Nos últimos meses, o projecto implementou acções relevantes, incluindo a criação de planos locais de conservação e maneio comunitário com as 14 comunidades residentes na zona tampão, nomeadamente:
- Treinamentos práticos em agricultura sustentável: Práticas que aumentam a segurança alimentar (aumentando a produtividade das colheitas e gerando mais rendimentos) e melhoram a preservação dos solos (mitigando impactos ambientais).
- Gestão de recursos hídricos: Garantindo um uso mais eficiente e sustentável da água.
- Reflorestamento: Ações que ajudam a recuperar áreas degradadas e a promover a conservação da biodiversidade.
Uma das estratégias de destaque do projecto envolve a diversificação das fontes de rendimento das comunidades por meio da promoção de Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNMs), com destaque para a produção de mel. Esta abordagem tem:
- Capacitado pequenos apicultores e a implementação de boas práticas de maneio de colmeias.
- Proporcionado benefícios económicos para as famílias, aumentando as fontes de rendimento.
- Contribuído para a polinização, essencial para a biodiversidade e a produtividade local.
A Fundação Micaia, parceira na implementação do projecto, levou pela terceira vez os produtos das comunidades à Feira Internacional de Maputo (FACIM). Os produtos exibidos destacaram-se pela elevada qualidade e originalidade dos produtos, atraindo a atenção significativa de visitantes e expositores.
O esforço culminou no prémio de segundo lugar na categoria de Melhor Produto Manufacturado para Pequenas e Médias Empresas (PME), reforçando o impacto positivo do projecto e a capacidade das comunidades em gerar produtos inovadores e competitivos.
O projecto CBDC continua a consolidar o equilíbrio entre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento socioeconómico, fortalecendo as comunidades da zona tampão do PNC e promovendo um futuro mais sustentável.