Para o efeito, seis Conselhos Comunitários de Saúde do Parque Nacional do Gilé, receberam no mês de Outubro, material de apoio para melhorar as suas actividades junto das comunidades locais.
Publicado em 29/10/2021
Programa PROMOVE Biodiversidade com a parceria da FFS-IGF fortalecem o Desenvolvimento Comunitário no Parque Nacional do Gilé
Da lista de materiais constam 18 Bicicletas, telemóveis, Kits completos para grupos de nutrição, fichas de monitoria e sacolas escolares. Na ocasião foi igualmente entregue material de sensibilização contra queimadas descontroladas, que espera-se que possa contribuir para uma mudança de comportamento das comunidades locais.
A entrega do material foi feita pelo Administrador do Parque Nacional do Gilé, na presença do Director do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social e Secretário Permanente do Distrito de Pebane, nas comunidades de Musseia (Distrito de Pebane), Namahipe, Sacane, Luanula, Naheche e Malema Centro (Distrito do Gilé).
Durante a sua intervenção, o Secretário Permanente do Distrito de Pebane enalteceu o apoio e o empenho do Parque Nacional do Gilé tendo chamado atenção às comunidades para um bom uso do material, uma vez que o objectivo do Governo é de ver comunidades com maior acesso a informação para melhor se prevenirem.
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito da parceria entre o parque e os Serviços Distritais de Saúde de Pebane e Gilé para implementação do Programa de Saúde Comunitária no Parque Nacional do Gilé, que tem como objectivo principal fortalecer, capacitar e equipar os Comités Comunitários de Saúde para garantir que as comunidades tenham acesso a informação básica sobre direitos reprodutivos, nutrição, Saúde Materno Infantil, Violência baseada no género e COVID-19 e outras temáticas relevantes no contexto local.
O programa Saúde Comunitária do Parque Nacional do Gilé conta com 4000 beneficiários que vão continuar a receber apoio nos próximos anos, no âmbito do Programa PROMOVE Biodiversidade, financiado pela União Europeia e implementado pela BIOFUND, cujo um dos objectivos é financiar a conservação da biodiversidade e desenvolvimento comunitário no Parque Naciona do Gilé, Monte Mabu e Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS).