Publicado em 23/05/2024


Programa de Conservação da Biodiversidade avalia progressos na Reserva Nacional de Pomene

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e representantes da Embaixada da Suécia, no contexto do Programa de Conservação da Biodiversidade, realizaram entre os dias 6 e 10 de Maio de 2024 uma visita de monitoria das actividades em curso na Reserva Nacional de Pomene (RNP). A visita focou-se nas obras de construção de um armazém e na reabilitação da residência do Administrador da Reserva, financiadas pela Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional (SIDA-Suécia), após terem sido severamente afectadas pelo ciclone Freddy.

Durante a visita, o Administrador da Reserva apresentou as actividades em curso, destacando os progressos nas iniciativas comunitárias, avanços no sector da ecologia e conservação, bem como os desafios e perspectivas futuras. Discutiram-se os processos em curso para a construção de ambas infraestruturas. Foram também exploradas possíveis sinergias entre projectos financiados pela SIDA-Suécia, em áreas como energias renováveis, com destaque para a solar, gestão participativa dos recursos naturais e infra-estruturas de gestão e turismo, visando melhorar a gestão da Reserva e impulsionar o turismo.

Com uma área de 200km², a Reserva Nacional de Pomene localizada no Distrito de Massinga, Província de Inhambane, é caracterizada por uma grande diversidade de espécies de flora e fauna.

Destacam-se três espécies de primatas, incluindo o macaco simango, Cercopithecus mitis cuja espécie se encontra protegida por lei em Moçambique, e a cicadácea Encephalartos ferox, a qual se encontra num estado de vulnerabilidade devido à perda de habitat, colecta ilegal e outros impactos humanos. Ao longo da Baía de Pomene, existe uma extensa floresta de mangal, onde é notória a ocorrência de espécies como a Avicennia marina (mangal branco); Ceriops tagal (mangal siriúba); Bruguiera gymnorhiza (mangal da India); Sonneratia alba (mangal bravo) e Rhizophora mucronata (mangal vermelho), sendo esta última a espécie mais dominante.