Publicado em 24/05/2024


PLCM Celebra o Dia Internacional da Biodiversidade num Workshop em Manica

Alusivo às celebrações do Dia Internacional da Biodiversidade, em 22 de Maio, a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) através do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), uniu forças com a Universidade Zambeze (UNIZAMBEZE) e os Parques Nacionais de Mágoè, Gorongosa e Chimanimani para realizar um workshop para a celebração da diversidade biológica.

O evento, realizado no campus da UNIZAMBEZE, na Cidade de Chimoio, atraiu 230 estudantes, representantes do governo provincial de Manica e uma vasta gama de parceiros comprometidos com a conservação da biodiversidade. Gildo Chivale, Oficial de Formação do PLCM, incentivou o público a atrair os jovens para o Sistema Nacional das Áreas de Conservação, enfatizando a importância da contribuição dos jovens no desenvolvimento do sector e a possibilidade de solidificar as suas carreiras através do intercâmbio de conhecimento com profissionais mais experientes.

Como parte do evento, foi inaugurada na UNIZAMBEZE uma exposição que retrata a biodiversidade de Moçambique, com foco especial nas paisagens e espécies de flora e fauna do Parque Nacional de Chimanimani. Esta exposição, parte do projecto da Sala de Conservação da Escola Secundária de Sussundenga, estará aberta ao público em geral até 12 de Junho de 2024, convidando todos a mergulharem na beleza e no mistério da natureza.

O PLCM, uma iniciativa coordenada pela BIOFUND em parceria com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) desde 2019, conta com o  financiamento do Banco Mundial e do Governo da Suécia.