Publicado em 02/08/2023


O património de Chimanimani: Novos livros iluminam a cultura e a biodiversidade de Moçambique

O legado de Chimanimani imortalizado em obras literárias

O Parque Nacional de Chimanimani em Moçambique, com a sua rica biodiversidade, tornou-se tema de dois livros notáveis. A iniciativa partiu da Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e do Projecto de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Comunitário (CBDC), com o apoio do Instituto de Investigação Sócio Cultural (ARPAC).

Realizou-se no mês passado, na Universidade Pungue em Chimoio, o lançamento dos livros que resultaram do inventário do património cultural e histórico do parque feito em 2022, com o apoio de fundos da AFD/FFEM. O evento contou com a presença de 93 participantes, entre os quais se destacam Stefan Dick Mphiri, Secretário de Estado na província de Manica, Paulina Chiziane, escritora de renome e responsável pelo prefácio das obras, e Lionel Macicame, Administrador do Parque Nacional de Chimanimani.

Paulina Chiziane elogiou a audaciosa iniciativa de usar a literatura para transmitir a ancestralidade africana e instou os leitores a abraçar as obras. As mesmas não só são extremamente educativas, mas também enaltecem a rica biodiversidade de Moçambique.

O Parque Nacional de Chimanimani, situado no distrito de Sussundenga, na Província de Manica, conta com uma área de 683km2 e uma zona tampão de 1685km2. A sua impressionante paisagem inclui diversas montanhas, fontes de rios, florestas sagradas, pinturas rupestres e uma biodiversidade composta por mais de 1.000 espécies de animais e plantas.

Estes livros, ao destacarem a riqueza cultural e natural do Parque, pretendem aumentar a sensibilização sobre a importância da preservação da natureza. A Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) espera que este trabalho represente uma contribuição inestimável para preservar e celebrar a cultura e a biodiversidade únicas deste local.