O cartão Bio é o 1º cartão de débito biodegradável de Moçambique, produto de uma parceria entre o Banco Comercial de Investimentos (BCI) e a Fundação para Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), lançado no dia 08 de Dezembro de 2017.
Publicado em 10/09/2018
Lançamento do Cartão Bio
Este produto inovador de origem biológica, é desenvolvido com material PLA (ácido poliláctico), um substituto do plástico derivado do petróleo, obtido a partir de fontes renováveis (o milho), podendo ser reciclado e incinerado ou colocado em aterros pois não é tóxico.
Na utilização do Cartão Bio em POS, o BCI canaliza uma percentagem (0.04%) do montante transacionado, para a BIOFUND, sem qualquer custo para o cliente, permitindo a todos os moçambicanos contribuírem activamente para a conservação da rica biodiversidade do nosso país. Veja aqui o folheto do Cartão Bio.
A cerimónia de lançamento do cartão decorreu no Auditório do Edifício Sede do BCI, teve como momentos centrais, a assinatura do Memorando de Entendimento entre o BCI e a BIOFUND, por Sua Excelência Presidente da Comissão Executiva do BCI, Dr. Paulo Sousa, e por Sua Excelência Presidente do Conselho de Administração da BIOFUND, Dr. Abdul Magid Osman, e a entrega simbólica de cartões bio.
Esta é a primeira parceria da BIOFUND com uma instituição privada moçambicana, um marco importante no envolvimento de parceiros locais na conservação do país.
A aderência a este cartão tem sido muito boa, tendo havido iniciativas regulares de divulgação do cartão ao nível das províncias, tendo ocorrido a mais recente em Inhambane, por ocasião da Exposição/Feira de biodiversidade organizada pela BIOFUND sob o tema “A Cultura de Conservação e o Desenvolvimento Sustentável”. O BCI e o cartão bio estiveram presentes na sessão solene do evento da BIOFUND e ainda nos 3 dias da Feira de Biodiversidade nas instalações da ESHTI.
Contacte o seu gestor de conta ou qualquer balcão do BCI para saber como solicitar um cartão bio!
Obtenha mais informações sobre o lançamento do Cartão Bio nos seguintes links: