Matutuine, 8 de Setembro de 2023 — Uma turma de 26 estudantes finalistas do curso de licenciatura em engenharia florestal da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) realizou uma visita de estudo ao Parque Nacional de Maputo (PNAM). A visita teve como objectivo dotar os estudantes de conhecimentos teóricos e práticos acerca das actividades de restauração ecológica em curso no PNAM.
Publicado em 19/09/2023
Estudantes da Universidade Eduardo Mondlane Recebem Formação em Restauração Ecológica no Parque Nacional de Maputo
Orientada por técnicos especializados do PNAM e da Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), a visita ofereceu aos estudantes uma oportunidade única de participar em actividades práticas. Estas incluíram levantamentos ecológicos em áreas sujeitas a remoção de eucaliptos, uma planta exótica invasora.
Desde 2017, o PNAM implementa um programa de restauração ecológica, com enfoque na remoção de plantas invasoras como Eucalyptus spp. Este programa, liderado pelo PNAM e apoiado pelo Fundo Ambiental da República de Portugal, é complementado com o apoio técnico-financeiro do programa COMBO+, uma parceria entre a BIOFUND, a WCS e o Governo de Moçambique.
Segundo Aide Farão da BIOFUND, a fundação implementa projectos piloto de aprendizagem prática em diversas Áreas de Conservação (ACs) e Áreas Chave para a Biodiversidade (KBAs). Estas iniciativas seguem a Directiva dos Contrabalanços de Biodiversidade, estabelecida pelo Diploma Ministerial nº 55/2022 de 19 de Maio.
A visita de estudo representa um marco na formação dos futuros engenheiros florestais da UEM, oferecendo-lhes experiência prática e a possibilidade de contribuir para iniciativas de conservação a nível nacional.
Este evento inseriu-se numa série de actividades educativas e práticas que visam promover a sustentabilidade e a conservação da biodiversidade em Moçambique.
Para saber mais sobre o Programa de Contrabalanços de Biodiversidade da BIOFUND, clica AQUI.