Publicado em 23/08/2024


Escola de Sussundenga Reforça Consciência Ecológica com Projecto de Reciclagem

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), através do Programa de Liderança para a Conservação de Biodiversidade de Moçambique (PLCM), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS) e o Parque Nacional de Chimanimane organizou recentemente oficinas e actividades de sensibilização ambiental na Escola Secundária de Sussundenga.

A sessão contou com a participação de 20 alunos do Clube Ambiental, dos quais 10 raparigas e 10 rapazes, com idades compreendidas entre 14 e os 16 anos de idade. A actividade foi orientada por Juvêncio Safo, professor responsável pela Sala de Conservação da escola, e teve como principal objectivo o reaproveitamento de cartazes antigos sobre Violência Baseada no Género, substituindo a terminologia “casamentos prematuros” por “uniões prematuras”, que posteriormente foram colados nas paredes da escola. Esta iniciativa visou a redução do desperdício de papel diminuindo a pressão sobre as árvores, que são matéria-prima para a produção deste recurso.

Gérdio Rui, beneficiário do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM) e alocado no FNDS orientou as actividade de oficinas ambientais na Sala de Conservação de Sussundenga. Estas actividades integram-se no projecto “Sala de Conservação de Sussundenga”, uma iniciativa do PLCM no âmbito do projecto MozBio2 (financiado pelo IDA/Banco Mundial) em parceria com o Parque Nacional de Chimanimani, Portucel Moçambique e Associação Gonazololo.

O objectivo destas actividades é incutir nos alunos um espírito de cidadania ambiental, promovendo acções autónomas e colectivas para a defesa dos recursos naturais. As oficinas ambientais são consideradas ferramentas cruciais de Educação Ambiental e deveriam integrar as actividades regulares das escolas, fomentando uma cultura de sustentabilidade que inspire e mobilize as gerações presentes e futuras a adoptar práticas ambientalmente sustentáveis. Este tipo de iniciativas reforça a ideia de que mudanças significativas começam com pequenas acções que têm um impacto profundo na conservação dos recursos naturais e na saúde do nosso planeta.