Background
The Biodiversity Conservation Foundation (BIOFUND)[1] and the Swedish International Development Cooperation Agency (SIDA)[2] signed a five-year agreement to finance the Biodiversity Conservation Program in Mozambique, on November 25, 2022. The program aims to improve biodiversity conservation and strengthen the country’s capacity for climate adaptation and resilience, in close collaboration with the National Administration of Conservation Areas (ANAC).
Objective
To enhance conservation of biodiversity and improve climate adaptability and resilience in Mozambique.
Divulgar, discutir e trocar experiências sobre adaptação baseada em ecossistemas
Promover a troca de conhecimento técnico-científico e experiências sobre conservação marinha e áreas de conservação marinha em Moçambique
Divulgar a importância da biodiversidade costeira e marinha.
Sobre a 1º Edição da Conferência da Biodiversidade Marinha: 27 de Julho de 2023
A 1ª Edição da CBM decorreu entre os dias 27 de Julho a 2 de Agosto de 2023 no Museu do Mar na Cidade de Maputo. Foram abarcadas 3 áreas temáticas nomeadamente a (i.) expansão e gestão de áreas de conservação marinhas, (ii.) gestão baseada nos ecossistemas marinhos e o(iii.) contributo da ciência, arte e cultura para a valorização da biodiversidade costeira e marinha do nosso país. Participaram do evento mais de 30 facilitadores e oradores e mais de 400 pessoas de várias faixas etárias e sectores envolvidos na conservação da biodiversidade costeira e marinha em Moçambique forma presencial. Dos vários consensos entre os conferencistas, destacou-se a relevância de manter-se esta plataforma, numa época em que o desenvolvimento económico muitas vezes causa impactos irreversíveis na biodiversidade e como nação, devemos activamente contribuir para alcançar as metas nacionais de conservação da biodiversidade.
Exposição e Actividades de Educação Ambiental: 19 a 23 de Junho de 2024
Entre os dias 19 a 23 de Junho de 2024 a Conferência da Biodiversidade Marinha expôs diversos materiais sobre a biodiversidade marinha compostas por painéis informativos sobre habitats e espécies marinhas, fotografias, experiência 3D do ambiente marinho, resumos científicos e oficinas de reciclagem tendo alcançado 726 visitantes provenientes da Província de Nampula, com destaque para 4 Distritos costeiros, especialmente a cidade de Nacala-Porto. Destes visitantes, 548 são jovens estudantes de 20 escolas, dos quais 271 jovens de 9 escolas públicas dos distritos de Nacala-Porto, Ilha de Moçambique, Memba e Mossuril beneficiaram de oficinas de reciclagem e sessões de sensibilização ambiental sobre o papel individual e colectivo na conservação dos recursos marinhos e costeiros entre outros aspectos importantes.
2ª Edição da Conferência da Biodiversidade Marinha: 17 a 23 de Junho de 2024
Apos a realização da 1ª edição da CBM na cidade de Maputo, a cidade de Nacala-Porto acolheu a 2ª edição deste evento emblemático, nos dias 17 a 23 de Junho de 2024. A escolha desta área costeira, deu-se pela grande relevância para a biodiversidade e concentração de projectos relacionados com as temáticas da conferência. O evento criou espaço para apresentação e debate de resultados de trabalhos científicos actuais no campo de conservação costeira e marinha, troca de experiências sobre a Adaptação Baseada em Ecossistemas, Áreas e Conservação Marinha, Biodiversidade Marinha e Costeira e Educação Ambiental.
O evento contou com 793 participações presenciais e o diferencial de participação online de 6000 pessoas provenientes de diferentes províncias de Moçambique e participantes internacionais, com destaque para Estados Unidos da América, Alemanha, Panamá, Quénia e outros. Para mais detalhes sobre o evento, na sessão de Documentos Relevantes, consta o link de acesso ao relatório a 2ª edição deste evento.
Destaques da Conferência da Biodiversidade Marinha 2023 – 2024
A Conferência da Biodiversidade Marinha tem como principal objectivo criar sinergias com diversas acções de conservação marinha e costeira no país, partilha de conhecimento das comunidades locais e outros actores-chave, e inspiração para os jovens moçambicanos. Estas acções são realizadas com os seguintes objectivos específicos:
3
Temáticas
Adaptação baseada em ecossistemas
Áreas de Conservação Marinha
Biodiversidade costeira e marinha
+102
Painelistas
Nas duas edições da conferência
20
Trabalhos científicos
12 Apresentações orais
8 Posters
+7263
Participantes
1263 participantes presenciais nas duas edições
+ 6000 participantes online na 2ª Edição
+25
Escolas
Escolas Abrangidas pelas actividades de educação ambiental e exposição nas duas edições
+2.5
Parceiros
Apoiaram o evento nas 2 edições
24
Financiadores
5 financiadores na 1ª edição
17 financiadores na 2ª edição
Resultados da 1ª edição
2ª Edição da Conferência da Biodiversidade Marinha: Nacala- Porto – 17 a 23 de Junho de 2024
Apos o lançamento da 1ª edição da Conferência da Biodiversidade Marinha em Maputo, a Cidade de Nacala-Porto irá acolher a 2ª edição deste evento emblemático, nos dias 17 a 23 de Junho de 2024. Nacala-Porto, foi o local escolhido para este evento por ser uma área costeira com grande relevância para a biodiversidade e concentração de projectos relacionados com as temáticas da Conferência. O evento vai criar espaço para apresentação e debate de resultados de trabalhos científicos actuais no campo de conservação costeira e marinha, troca de experiências sobre a gestão de Áreas de Conservação Marinhas (ACM) e Gestão Baseada nos Ecossistemas (EbA) nas zonas costeiras e marinhas de Moçambique.