Publicado em 31/01/2025


De Estagiária a Líder de Conservação Costeira e Marinha: Conheça a Inspiração de Muaule Chuluma na Construção de um Futuro Azul

Muaule  Chuluma é uma jovem inspiradora, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Lúrio e Mestre em Biologia de Conservação pela Universidade Zambeze, através do Consórcio BioEducação do Parque Nacional da Gorongosa.

Em 2022, Muaule participou da 3ª edição de estágios do Programa de Liderança para a Conservação em Moçambique (PLCM) na Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS), a primeira Área de Conservação em Moçambique com a categoria de Área de Protecção Ambiental e a segunda maior área de Conservação Marinha em África. Durante este estágio, ela aprimorou as suas habilidades técnico-práticas e liderou diversas actividades relacionadas à Conservação Marinha e Costeira, consolidando a sua carreira profissional e reforçando as suas capacidades na Conservação da Biodiversidade.

Para Muaule, o estágio do PLCM foi o ponto de partida perfeito para a sua carreira na Conservação da Biodiversidade Costeira e Marinha. Nas suas palavras

“Como estagiária na APAIPS, desempenhei um papel crucial na fiscalização e monitorização das reservas naturais integrais que são as áreas de Protecção total onde nenhuma actividade extractiva é permitida, além de contribuir para a revitalização dos Comités de Gestão dos Recursos Naturais (CGRN). No nono mês de estágio, candidatei-me a uma vaga na Wildlife Conservation Society (WCS) e fui contratada como Assistente de Projecto, onde participei na Elaboração da Estratégia e Plano de Acção para Expansão de Áreas de Conservação Marinha em Moçambique, baseada em Maputo”.

Actualmente, Muaule trabalha como Assistente de Projecto no programa “Construindo um Futuro Azul para Ecossistemas e Pessoas na Costa Leste Africana” da WCS, baseada em Nacala-Porto. Muaule é especialista marinha, uma extraordinária bióloga, que também actua motivando os comités de pesca e recursos naturais, e transformando conhecimento ecológico local e dados sobre tubarões em insights fantásticos para o projecto. E desta forma continua trilhando o caminho da conservação com determinação e paixão.

O programa PLCM tem sido fundamental para abrir portas para jovens talentos, permitindo-lhes desenvolver habilidades e assumir papéis de liderança. A trajectória de Muaule demonstra como o PLCM pode impulsionar o crescimento profissional e inspirar uma nova geração de jovens líderes, especialmente mulheres dedicadas à conservação da biodiversidade em Moçambique.