Em mais uma acção inovadora para a conservação da biodiversidade, o Cartão bio, uma iniciativa conjunta entre a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e o Banco Comercial de Investimentos (BCI), está a financiar três novos projectos destinados a fortalecer a protecção da Fauna e Flora nacional e a melhorar as condições de vida das comunidades locais. Estas iniciativas, anunciadas recentemente, visam a protecção de espécies chave e o desenvolvimento sustentável em áreas rurais.
Publicado em 03/10/2024
Cartão bio impulsiona conservação da biodiversidade e desenvolvimento comunitário em Moçambique
Em parceria com a Mozambique Wildlife Alliance, um dos projectos visa mitigar os conflitos entre elefantes e as comunidades ao longo do Rio Incomáti. A instalação de uma vedação eléctrica ao longo da fronteira leste do rio tem como objectivo reduzir os incidentes envolvidos pelos elefantes, promovendo a coexistência pacifica entre humanos e os elefantes. A iniciativa também abrange o reforço das capacidades de monitoria no distrito de Moamba (através da colocação de colares satélites em elefantes e seguimento dos mesmos), onde a circulação de elefantes tem gerado desafios para os residentes.
No Parque Nacional de Chimanimani, os esforços estão concentrados no combate ao tráfico ilegal do pangolim, uma das espécies mais ameaçada no mundo, listadas como criticamente em perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). O projecto envolve o estabelecimento de condições para o resgate e reabilitação do pangolim, bem como a capacitação de fiscais e técnicos da Área de Conservação em primeiros socorros para esta espécie. Além disso, será implementado um sistema de monitoria para acompanhar a recuperação das populações de pangolins no corredor de Manica, uma área prioritária para a sua conservação.
O terceiro projecto, localizado no Santuário Bravio de Vilanculos, no Cabo de São Sebastião, aposta em soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida das comunidades. Através da tecnologia OffGridBox, será garantido o acesso a electricidade sustentável e água potável segura. A gestão da infraestrutura será conduzida por uma cooperativa comunitária, cujas receitas serão reinvestidas em novos projectos de desenvolvimento local.
O Cartão bio reafirma assim o seu compromisso com a conservação de espécies ameaçadas e ecossistemas essenciais, ao mesmo tempo que envolve as comunidades locais na protecção do património natural de Moçambique. Estas iniciativas não só contribuem para a conservação da biodiversidade, como também promovem o desenvolvimento comunitário e a consciência ecológica entre as populações locais.