Publicado em 08/08/2024


BIOFUND torna-se parte da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN)

A 31 de Março do corrente ano, a Fundação para Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) submeteu formalmente a sua candidatura para se tornar membro da prestigiada União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

A IUCN, uma organização internacional renomada com sete décadas de experiência, tem desempenhado um papel crucial na conservação da natureza a nível mundial. A sua visão de um mundo justo que valoriza e conserva a natureza, aliada à sua missão de influenciar, incentivar e ajudar as sociedades a conservar a integridade e a diversidade da natureza de forma equitativa e sustentável, tem gerado impactos significativos.

Com uma rede diversificada de mais de 1.400 organizações membros de mais de 160 países, a IUCN integra influentes entidades governamentais, não governamentais  e da sociedade civil, o que confere às suas decisões um poderoso mandato. A organização é responsável por ferramentas essenciais para a biodiversidade, como a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, a Lista Vermelha de Ecossistemas, e o Banco de Dados Mundial sobre Áreas-chave de Biodiversidade, entre outros.

Na região da África Oriental e Austral (ESARO) onde Moçambique está inserido, a IUCN conta agora com 107 membros, incluindo a BIOFUND. A adesão da BIOFUND à IUCN permite-lhe beneficiar de diversos privilégios, como uma maior influência e uma voz colectiva em questões globais de conservação, além de oportunidades para desenvolver parcerias e expandir redes internacionais. Com isso, a BIOFUND está bem posicionada para influenciar e participar em iniciativas globais de conservação, reforçando o seu compromisso com a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável em Moçambique.