Publicado em 17/09/2024

BIOFUND Reforça seu Compromisso com a Conservação da Biodiversidade na 14ª Assembleia Geral do CAFÉ em Swakopmund, Namíbia

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, marcou presença na 14ª Assembleia Geral do Consórcio dos Fundos Africanos para o Ambiente (CAFÉ), realizada em  Swakopmund, Namíbia, de 02 a 06 de Setembro de 2024. A delegação da BIOFUND foi composta por Narciso Matos, Presidente do Conselho de Administração, Tereza Alves, Presidente do Conselho Fiscal, Alexandra Jorge, Directora de Programas, Samiro Mangane, Coordenador do Programa de Conservação de Biodiversidade, Vanda Machava, Gestora do Programa de Contrabalanços de Biodiversidade, e Celina Sitole, Contabilista.

O evento, organizado pelo Community Conservation Fund of Namibia (CCFN), contou com a presença de 17 dos 19 membros do CAFÉ de forma presencial e reuniu participantes de 27 países, entre eles 19 africanos e 04 da América Latina, além de representantes de países como Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e Mônaco. A RedLAC também esteve representada por fundos ambientais da Bolívia, El Salvador e Costa Rica.

O tema de destaque da 14ª Assembleia, “Gestão dos Recursos Naturais Baseada na Comunidade (GRNBC) rumo às metas de conservação 30×30”, sublinhou o papel central das comunidades e dos povos indígenas na conservação da biodiversidade. Foram cinco dias de intensos debates e partilhas de experiências, em sessões temáticas sobre a experiência da Namíbia na Conservação e GRNBC, governança dos Fundos de Conservação (CTFs), partilha de conhecimento e experiências dos CTFs do CAFÉ e do RedLAC no âmbito do Projecto de Mentoria do BRIDGE,  as tendências emergentes de financiamento e mercados para a conservação, e parcerias em África.

A Assembleia foi oficialmente inaugurada pelo Presidente do CAFÉ, Dr. Théophile Zognou, e pelo Vice-Presidente e Director Executivo do CCFN, Tapiwa Makiwa que destacaram a importância da cooperação entre governos, sociedade civil e o sector privado para enfrentar os desafios da conservação e da gestão sustentável dos recursos naturais em África.

A BIOFUND destacou-se pelas suas contribuições substanciais, com apresentações conduzidas por Vanda Machava sobre Contrabalanços de Biodiversidade, onde foram realçados as principais actividades realizadas e os resultados alcançados em Moçambique, com ênfase no papel dos fundos ambientais na implementação de contrabalanços de biodiversidade. Além disso, a BIOFUND participou no painel de discussão do Programa de Mentoria do BRIDGE, partilhando as suas experiências em Angariação de Fundos com o Sector Privado, Contrabalanços de Biodiversidade e Impact Investment, reforçando a importância de parcerias com o sector privado para a sustentabilidade das iniciativas de conservação.

Numa sessão paralela do programa “Enduring Earth” onde foram apresentados 04 estudos de caso do Gabão, Alasca, Mongólia e Namíbia no âmbito da iniciativa Project Finance for Permanence (PFP) em se alcançar uma conservação duradoura e a longo termo.

A BIOFUND aproveitou a oportunidade para estreitar laços com representantes de Angola, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que demonstraram interesse com a experiência da BIOFUND, especialmente na fase inicial de criação dos seus respectivos fundos ambientais.

O evento culminou com uma visita à icônica Spitzkoppe, Gaingu Conservancy, onde os participantes testemunharam os projectos de conservação locais e os benefícios gerados pelo turismo sustentável para as comunidades locais.

A participação activa da BIOFUND reforça o seu compromisso contínuo com a conservação da biodiversidade, partilhando conhecimento, influenciando políticas e mobilizando recursos para a preservação dos ecossistemas de Moçambique e da África.