Publicado em 01/07/2022


BIOFUND participa na II Conferência dos Oceanos em Lisboa

Realizou-se em Lisboa, entre os dias 27 de Junho a 1 de Julho de 2022, a II conferência dos Oceanos das Nações Unidas, sob o lema: “Salvar os Oceanos, Proteger o Futuro”. A mesma tinha como principal objectivo de discutir assuntos relacionados com os oceanos, com principal foco na questão de sustentabilidade, como forma de alavancar a economia azul para melhorar a qualidade do maior ecossistema no planeta e deste modo contribuir para o bem-estar das pessoas.  

O evento co-organizado por Portugal e Quénia, contou com a presença de mais de 7000 pessoas provenientes de vários países do mundo. Moçambique marcou a sua presença com a participação de várias figuras, com destaque para a Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), Lídia Cardoso, Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), Carlos Mesquita, o PCA do ProAzul, Simeão Lopes e o Director de Financiamentos Inovadores da Fundação para Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), Sean Nazerali, entre outros.

A BIOFUND participou em diversas sessões paralelas, com destaque para as sessões organizadas pela delegação de Moçambique, liderada pela ministra do MIMAIP. Nesta sessão foi reconhecida a liderança de Moçambique no Fortalecimento Sustentável das Economias Oceânicas.

Um dos temas relevantes para a BIOFUND, foi a apresentação do Projecto Fundo Global para os Recifes de Corais para o qual a BIOFUND será a agência coordenadora. Este novo fundo visa dinamizar iniciativas do sector privado que tenham não somente um resultado econômico, mas também um impacto positivo no meio Marinho.

A BIOFUND aproveitou a ocasião para trocar experiências com outros países sobre o financiamento sustentável de iniciativas cruciais para preservar, manter, e reabilitar os oceanos, bem como para discutir as diversas oportunidades sobre economia azul, reabilitação de corais e aquacultura em Moçambique.

Para Sean Nazerali, este evento é um ponto de partida para fazer ligações com financiadores e inovadores do mundo inteiro, de modo a melhorar e acelerar ações nacionais, criando assim um maior impacto nos resultados em Moçambique.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento!