Publicado em 12/06/2024


BIOFUND Participa na Celebração do Dia Internacional dos Oceanos e anuncia a 2ª Edição da Conferência da Biodiversidade Marinha

Sob o lema “Incentivar à Acção para o Nosso Oceano e o Clima”, o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), a embaixada do Reino da Noruega, a WWF, a IUCN e a Cooperação Italiana celebraram o Dia Internacional dos Oceanos no último sábado, 8 de Junho de 2024, no Museu do Mar, em Maputo.

O evento teve como principal objectivo a troca de experiências e reflexões criativas sobre a necessidade de uma acção global coordenada para maximizar os benefícios do mar, promovendo a sustentabilidade e a protecção dos oceanos e da vida marinha.

Na ocasião, a Ministra Lídia Cardoso destacou a importância da produção de conhecimento científico e a adaptação das comunidades às mudanças climáticas que afectam o país, enfatizando que esses temas devem ser debatidos amplamente.

A ministra também fez referência à 1ª Edição da Conferência da Biodiversidade Marinha, realizada em 2023 no mesmo local, e anunciou a 2ª Edição da Conferência, que acontecerá em Nacala-Porto nos dias 17 e 18 de Junho de 2024.

Alexandra Jorge, Directora de Programas da BIOFUND, comunicou que a próxima edição da conferência recorrerá a ciência, arte e cultura para criar uma plataforma de sinergias e promover debates anuais sobre a conservação da biodiversidade marinha em Moçambique. Os temas centrais incluirão Adaptação Baseada nos Ecossistemas, Áreas de Conservação Marinhas, Biodiversidade Costeira e Marinha, e Educação Ambiental.

Fiquem conectados às páginas do Facebook e Linkedin da Conferência de Biodiversidade Marinha para saberem mais sobre os vários momentos do evento e novidades sobre a 2ª Edição a ser realizada dentro 6 dias.