Publicado em 16/09/2022

BIOFUND participa na 12ª Assembleia Geral do network do CAFÉ nos Camarões

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, participou na 12ª Assembleia Geral do Consórcio de Fundos Ambientais Africanos (CAFÉ), que decorre de 12 a 16 de Setembro de 2022, em Douala, nos Camarões, sob o tema “Financiamento Misto: Estratégias e Contribuições para Áreas Protegidas em África”.

O evento, que contou com a presença de 20 Fundos Ambientais Africanos e parceiros internacionais, foi organizado pela The Sangha Tri-National Trust Fund (FTNS) em colaboração com o CAFE. Trata-se de um evento anual importante para os fundos ambientais, onde os membros do CAFÉ reúnem-se para partilhar experiências e capacitações em várias temáticas ligadas à conservação da biodiversidade. Nesta presente edição, os participantes provenientes de 17 países foram capacitados em matérias de “Financiamentos Mistos”.

Durante a cerimônia de abertura, que teve lugar no dia 14 de Setembro, presidida pelo Ministério das Florestas e Vida Selvagem dos Camarões, a representante da BIOFUND Alexandra Jorge, ressaltou que a 12ª Assembleia Geral do CAFÉ decorre num ano em que a BIOFUND celebra 10 anos da sua criação, tendo destacado os principais resultados do trabalho da Fundação durante este período, com enfoque para a capitalização de cerca de 60 milhões de Dólares do Endowment (Fundos para Investimento) e a angariação do mesmo montante em fundos para canalização aos beneficiários nas Áreas de Conservação, dos quais a BIOFUND já desembolsou, cumulativamente, mais de 16 Milhões de Dólares para a conservação da biodiversidade em Moçambique desde 2016.

Alexandra Jorge, destacou ainda a importância da BIOFUND na criação de financiamentos inovadores, tendo falado da mais valia do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM), Cartão bio, BIO Fundo de Emergência e o programa de Contrabalanços de Biodiversidade e, fez também menção às acções de sensibilização ambiental levadas a cabo pela BIOFUND, através da realização de exposições e feiras de biodiversidade, no âmbito da criação de um ambiente favorável para a conservação em Moçambique.

A BIOFUND é membro fundador do CAFÉ e faz parte do seu Comité Executivo desde 2021, eleita durante a última Assembleia Geral realizada em Maputo, onde a BIOFUND foi o anfitrião. Acompanhe aqui, as várias sessões da 12ª Assembleia Geral do CAFÉ.