Recentemente a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) e o Banco Comercial de Investimentos (BCI) premiaram uma das usuárias do Cartão bio do ano 2023.
Publicado em 01/11/2024
BIOFUND e BCI premiam usuária do cartão bio
A premiada, Clarina, da província de Maputo, teve o privilégio de viver uma experiência única ao lado do seu esposo. Como parte do prémio, ela visitou o Parque Nacional de Maputo (PNAM), uma das Áreas de Conservação do país, onde também foi agraciada com uma noite em um eco-resort e brindes sustentáveis. Acompanhados pelas equipas da BIOFUND, BCI e do PNAM, a premiada, embarcou em um safari inesquecível, percorrendo paisagens deslumbrantes e observando a rica diversidade de fauna do local. Entre os momentos mais marcantes, destacaram-se os encontros com o majestoso elefante, uma das espécies mais icónicas do Parque.
“Foi uma experiência incrível e única“, afirmou Clarina Rodrigues. “A natureza em seu estado puro e a chance de ver de perto os elefantes foi algo que nunca esquecerei.” Seu esposo, igualmente emocionado, ressaltou a importância de promover mais iniciativas como esta, que não só aproximam as pessoas da natureza, mas também despertam maior consciência sobre a necessidade de proteger o meio ambiente.
Marta Aduge, estagiária de Monitoria e Avaliação da BIOFUND, também partilhou a sua satisfação: “Ver o impacto que esta iniciativa tem nas pessoas e como o Cartão bio está ajudando na conservação de várias espécies e ecossistemas importantes é gratificante.”
Para a equipa do BCI que visitava pela primeira vez o PNAM, este contacto com a natureza foi muito importante para aumentar a consciência sobre a conservação da biodiversidade daqui.
Lançado em 2017, o Cartão bio é o primeiro cartão biodegradável de Moçambique, e já conta com mais de 37,222.00 usuários. Esta iniciativa inovadora é fruto da parceria entre o BCI e a BIOFUND, onde, através da sua política de responsabilidade social, o BCI destina uma percentagem da anuidade e do uso do cartão para apoiar projectos de conservação da biodiversidade em todo o país, através da BIOFUND. Com esta iniciativa, vários projectos de conservação já foram financiados, incluindo a protecção de rinocerontes, da Raphia australis (espécie rara encontrada em Bobole) e a conservação das tartarugas marinhas na Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS). Actualmente, estão em curso outros projectos importantes, como a conservação do Jardim Botânico da Universidade Eduardo Mondlane, a identificação de espécies de aves no Parque Nacional de Banhine, a a colocação de coleiras em elefantes para melhor monitoramento das suas migrações no Distrito de Moamba. Além disso, estão também sendo implementadas soluções inovadoras de electricidade e água sustentável no Cabo São Sebastião, e intensificados os esforços para combater o tráfico ilegal de pangolins no Parque Nacional de Chimanimani.
Saiba mais sobre as vantagens do cartão bio e dos projectos apoiados por esta iniciativa Daqui!