Publicado em 08/07/2024


BIOFUND, ANAC e INEP Juntas em Workshop para Conservação Liderada por Mulheres

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), através do Programa de Liderança para a Conservação de Biodiversidade de Moçambique (PLCM), financiado pelo projecto Banco Mundial/ MozBio2 e projecto PCB/SIDA organizou na quarta-feira, na Cidade de Maputo, um workshop de capacitação para 25 jovens mulheres. Este evento marcou o início da 6ª Edição do programa de estágio voltado para a Conservação da Biodiversidade em Moçambique.

O estágio tem como objectivo aumentar a participação de mulheres em temas de conservação ambiental, respondendo à actual predominância masculina entre os agentes de conservação. As participantes serão alocadas em parques nacionais, instituições privadas e no sector público, todas envolvidas na promoção da Conservação da Biodiversidade no país.

Luís Bernardo Honwana, Director Executivo da BIOFUND, incentivou as estagiárias a enfrentarem os desafios e a contribuírem activamente para a remodelação do PLCM. “Lutem, não desistam, nos locais em que serão alocadas terão desafios de várias ordens, pois as mulheres estão em menor número na conservação da biodiversidade, mas a sua integração e contributo são relevantes para o alcance de objectivos mais palpáveis,” disse Honwana.

Paulo Barros, representante da Administração Nacional de Áreas de Conservação (ANAC), expressou a esperança de que as diversas áreas de formação das estagiárias contribuam para a criação de ideias na conservação e utilização sustentável dos recursos naturais.

O evento visou apresentar as metas, expectativas e desafios do estágio, além de fornecer uma introdução abrangente sobre os aspectos de conservação a serem abordados ao longo do Programa.

Acompanhe o progresso desta jornada emocionante nas páginas da BIOFUND e do PLCM.