Publicado em 21/06/2023


A Dedicação Inabalável de Paul Dutton à Biodiversidade de Moçambique Reconhecida pela BIOFUND e Comunidade de Conservação

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND prestou homenagem a Paul Dutton, reconhecido como figura lendária da conservação da biodiversidade, numa cerimónia solene realizada a 19 de Junho de 2023, no Edifício do BCI.

O evento contou com a presença de figuras notáveis, entre as quais a Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, o Presidente do Conselho de Administração da BIOFUND, Narciso Matos, o Director Executivo da BIOFUND, Luís Honwanae o Administrador do BCI, Luís Aguiar. Representantes de instituições de conservação, colegas de trabalho e amigos de Paul Dutton partilharam memórias e testemunhos que ilustram a sua vida e obra.

Paul Dutton, cuja carreira como conservacionista se entrelaça com as prioridades do sector da conservação, em termos do fortalecimento do ambiente e dos recursos naturais como factores de desenvolvimento da economia nacional, foi o centro das atenções da cerimónia. “O trabalho de Paul Dutton muito nos honra, pela sua contribuição na preservação do nosso capital natural contra todo o tipo de ameaças bem como na elevação da consciência dos cidadãos sobre a importância da vida selvagem. A paixão e dedicação do Paul Dutton à causa da conservação e restauração da biodiversidade na região da África Austral e em Moçambique, em particular, constituiu uma fonte de conhecimento e inspiração para as gerações presentes de conservacionistas e, certamente, um modelo a seguir para os futuros profissionais“, afirmou a Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze.

Luís Bernardo Honwana, em representação da BIOFUND, destacou que Paul Dutton tem sido uma das principais referências para a conservação em Moçambique. “O seu compromisso com a protecção dos ecossistemas frágeis do país e suas espécies únicas, tem sido exemplar e tem influenciado directamente a nossa abordagem para a sua conservação”, referiu Honwana.

Paul Dutton dedicou a sua vida à conservação da biodiversidade, realizando contagens de fauna e levantamentos de biodiversidade em áreas-chave de conservação. A sua actividade contribuiu para o crescimento de várias Áreas de Conservação, com destaque para os Parques Nacionais de Maputo, Gorongosa, Chimanimani, Bazaruto, Banhine e Gilé. Saiba mais sobre a homenagem ao Paul Dutton aqui!