Publicado em 14/04/2025


53 novos estagiários do PLCM prontos para impulsionar a Conservação em Moçambique

A Fundação para a Conservação da Biodiversidade – BIOFUND, em parceria com a Administração Nacional das Áreas de Conservação – ANAC e o Instituto Nacional de Emprego – INEP, com financiamento da Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (SIDA-Suécia), realizou entre os dias 01 a 03 de Abril, no Parque Nacional de Maputo – PNAM, a indução dos beneficiários da 7ª edição do programa de estágios do Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique – PLCM

A indução contou com cerca de 136 participantes, incluindo representantes da ANAC, Governo da Suécia, INEP, equipe da SENSAP, Global Aliance o diplomata e influenciador Dário Camal, administradores do PNAM e APAM, demais parceiros do PLCM e 53 estagiários (33 homens e 20 mulheres), que vão ser alocados durante 6 meses em 26 centros de estágio, em todo o pais.

Na sua intervenção, Luís Bernardo Honwana, Director Executivo da BIOFUND, referiu que “a multidisciplinariedade dos estagiários seleccionados confirma a representação de todas as formações oferecidas pelo ensino em Moçambique.” Segundo ele, a realização da Indução no PNAM pretendeu demostrar aos estagiários que estes são parte fundamental do exercício da Conservação da Biodiversidade, componente crucial para o desenvolvimento do país.

Frida Rhode, representante da Embaixada da Suécia expressou o orgulho de fazer parte do programa com um impacto significativo na Conservação da Biodiversidade em Moçambique e globalmente.

Na mesma ocasião, Miguel Gonçalves, administrador do PNAM, aconselhou aos novos estagiários a pautarem pela honestidade, dedicação e apropriação desta missão, que é a Conservação da Biodiversidade.

Durante o evento, os beneficiários tiveram a possibilidade de ouvir sobre as instituições onde irão estagiar, aprender sobre procedimentos de primeiros socorros, Conservação de ecossistemas marinhos, monitoria e avaliação, seguro de trabalho e participaram de dinâmicas de grupo que permitiram envolvimento e aprendizagem sobre a comunicação e storytelling. Houve igualmente, espaço para partilha de experiências com ex-estagiários do programa, que actualmente fazem parte da equipa de colaboradores de diversas instituições.

Além disso, esta sessão contou com a participação do influenciador da juventude Dário Camal, que apresentou princípios chaves para o desenvolvimento de carreira dos jovens.

“Foi uma indução impactante, pois, estando no mesmo local com todos colegas estagiários criamos conexões e mais interacção. Consegui aprender bastante sobre a conservação em Moçambique, e que conservação não é só para biólogos e ecologistas, mas sim para todos e, estes dias despertaram em mim ainda mais a vontade de continuar no programa.” Disse Paqueleque Variento, formado em engenharia rural.

O PLCM é um programa de capacitação e liderança. Este programa tem como objectivos reforçar a capacidade e habilidades dos profissionais do Sistema Nacional das Áreas de Conservação (SNAC), moldar o perfil dos futuros líderes de Conservação e atrair o público em geral para a Conservação da Biodiversidade em Moçambique.

Para saber mais sobre o PLCM, clique visite a nossa página através do link AQUI.