Publicado em 21/06/2024


2ª Edição da Conferência da Biodiversidade Marinha reúne mais de 6000 participantes e anuncia próxima edição na Beira

A 2ª Edição da Conferência da Biodiversidade Marinha, realizada nos dias 17 e 18 de Junho de 2024 em Nacala-Porto, foi um evento de grande sucesso, reunindo um total de 510 participantes presenciais e mais de 6000 participantes online nos dois dias do evento. Este evento, organizado pela BIOFUND em colaboração com o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas e diversos parceiros nacionais e internacionais, destacou a importância da conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros de Moçambique.

• Adaptação baseada em Ecossistemas: Foi sublinhada a necessidade de descentralização e de uma abordagem integrada e a promoção de novas técnicas de pesca sustentáveis. A importância de envolver as comunidades locais na gestão dos recursos marinhos e a educação das crianças em idade escolar sobre a preservação ambiental também foram temas centrais.

• Áreas de Conservação Marinha: Discutiram-se os desafios no uso de recursos em áreas protegidas, a expansão dos limites de áreas protegidas e a necessidade de maior financiamento para projetos de conservação de invertebrados marinhos, que têm sido menos priorizados em comparação com espécies de grande porte.

• Biodiversidade Costeira e Marinha: Destacou-se a importância da divulgação pública de dados de pesquisas e relatórios de conservação, garantindo a partilha, transparência e mais sensibilização sobre os esforços de conservação.

A Ministra do Mar, Águas Interiores e Pescas, Lídia Cardoso, enfatizou a necessidade de comunicação clara e efetiva para a implementação das medidas de conservação e o papel vital das técnicas de pesca sustentável. O Presidente do Conselho de Administração da BIOFUND, Dr. Narciso Matos, reafirmou o compromisso da BIOFUND na mobilização de recursos e gestão da conservação da biodiversidade. Alexandra Jorge, Diretora de Programas da BIOFUND, ressaltou a importância da integração de temáticas de pesquisas nestes eventos de debates, cujos resultados são a base para a tomada de decisões de gestão e estratégicas e do envolvimento das crianças nas iniciativas de conservação.

O evento proporcionou uma plataforma valiosa para a troca de conhecimentos, apresentação de pesquisas inovadoras e fortalecimento das redes de colaboração entre os participantes.

A realização deste evento contou com o generoso apoio e engajamento de inúmeros parceiros e financiadores.

Entre os organizadores, destacam-se o Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas (MIMAIP), o Instituto Oceanográfico de Moçambique (InOM), Museus do Mar, Museu da História Natural, Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), a Wildlife Conservation Society (WCS), a Universidade Eduardo Mondlane, a Universidade Lúrio, Fundação Likhulu, o Instituto de Ciências de Saúde de Nacala, a Cooperativa de Educação Ambiental Repensar, o Santuário Marinho de Mulala e o Instituto Oikos.

Os financiadores incluem o Blue Action Fund – BAF, Governo da Suécia, Banco Mundial através do MozBio 2, o projecto da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO na parceria da comissão das pescas do sudoeste do oceano Índico (SWIOFC) e da Convenção de Nairobi, a Cooperação Alemã através do GIZ , Peace Parks Foundation (PPF), a Cooperação Italiana, a RARE, a ADRA, o IDEA Global através da USAID, o Blue Planet Fund UK, a Embaixada de Portugal, a União Europeia através do Programa PROMOVE Biodiversidade, o WIOMSA, o BCI, o NED BANK, e o MOZA.

A 2ª Edição da Conferência da Biodiversidade Marinha encerrou com o anúncio do local para a próxima edição, em 2025, que será realizada na cidade da Beira, província de Sofala. Esta decisão visa expandir o alcance do evento e continuar a promover a conservação dos ecossistemas marinhos e costeiros em diferentes regiões do país.

Esta conferência foi uma oportunidade única para unir esforços e discutir estratégias eficazes para a proteção da biodiversidade marinha de Moçambique. Espera-se que as recomendações e conexões estabelecidas durante o evento inspirem ações concretas e duradouras, garantindo um futuro mais sustentável para os ecossistemas marinhos e costeiros e as comunidades que deles dependem. A exposição e actividades de educação ambiental integradas no evento, continuam abertas ao público até ao dia 23 de Junho, no Instituto de Ciências de Saúde de Nacala-Porto.

Para saberes mais, visita a nossa página da 2ª edição da Conferência da Biodiversidade Marinha https://www.biofund.org.mz/projects/conferencia-da-biodiversidade-marinha/.
Acompanhe o nosso Instagram: Biofund e o nosso Facebook:Biofund