Publicado em 12/08/2021


12 de Agosto: Dia Mundial do Elefante

Celebra-se hoje, 12 de Agosto, o dia mundial do elefante, data criada com o principal objectivo de preservar este animal, que apesar de ser o maior mamífero da terra, é vulnerável por conta de ataques de caçadores furtivos.

Neste contexto, na floresta da Reserva Especial de Niassa foi nomeado recentemente pelo Presidente da República, através da colocação de um colar de monitoramento via satélite, o novo líder da manada de elefantes daquela Área de Conservação.

Foi uma operação que teve como objectivo inicial, trocar o colar de outro elefante, colocado em 2018 pelo Presidente da República, apelidado “Mr President” (Senhor Presidente) mas que não foi possível por este encontrava-se dentro de uma floresta densa, facto que dificultou a sua retenção.

Enquanto Mr President refugiava-se na floresta, o seu irmão estava por perto acompanhando todos movimentos, foi neste contexto que o Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, que esteve acompanhado da Primeira Dama, Isaura Nyusi, colocou o colar de monitoramento satélite no irmão do “Mr President” que no momento ganhou o nome de “The Gentlemen”, o novo líder da manada. O “The Gentlemen” assumirá a liderança do grupo na ausência do seu irmão, segundo o Presidente da República.

Este acto aconteceu no âmbito da cerimónia do Dia Internacional do Fiscal de Florestas e Fauna Bravia na sede da Reserva Especial de Niassa (Mbatamila), distrito de Mecula, província de Niassa e é um dos esforços para proteger os elefantes do nosso belo Moçambique.  A cerimónia foi organizada pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Wildlife Conservation Society (WCS), a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) entre outros parceiros de conservação.