Celebra-se hoje, 12 de Agosto, o dia mundial do elefante, data criada com o principal objectivo de preservar este animal, que apesar de ser o maior mamífero da terra, é vulnerável por conta de ataques de caçadores furtivos.
Publicado em 12/08/2021
12 de Agosto: Dia Mundial do Elefante
Neste contexto, na floresta da Reserva Especial de Niassa foi nomeado recentemente pelo Presidente da República, através da colocação de um colar de monitoramento via satélite, o novo líder da manada de elefantes daquela Área de Conservação.
Foi uma operação que teve como objectivo inicial, trocar o colar de outro elefante, colocado em 2018 pelo Presidente da República, apelidado “Mr President” (Senhor Presidente) mas que não foi possível por este encontrava-se dentro de uma floresta densa, facto que dificultou a sua retenção.
Enquanto Mr President refugiava-se na floresta, o seu irmão estava por perto acompanhando todos movimentos, foi neste contexto que o Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, que esteve acompanhado da Primeira Dama, Isaura Nyusi, colocou o colar de monitoramento satélite no irmão do “Mr President” que no momento ganhou o nome de “The Gentlemen”, o novo líder da manada. O “The Gentlemen” assumirá a liderança do grupo na ausência do seu irmão, segundo o Presidente da República.
Este acto aconteceu no âmbito da cerimónia do Dia Internacional do Fiscal de Florestas e Fauna Bravia na sede da Reserva Especial de Niassa (Mbatamila), distrito de Mecula, província de Niassa e é um dos esforços para proteger os elefantes do nosso belo Moçambique. A cerimónia foi organizada pela Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Wildlife Conservation Society (WCS), a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND) entre outros parceiros de conservação.